ESPIRITUALIDADE

O termo espiritualidade vem do latim, spiritus, que significa “sopro”. É a nossa essência, o sopro da vida que está em cada um de nós (Gn 2,7) e nos conecta com o Criador. Vivenciar uma espiritualidade é ter um sentido, um propósito, valores que orientam as nossas ações e ajudam-nos a transcender as realidades visíveis, materiais. Espiritualidade vai além de uma religião ou outras práticas religiosas, mas é a forma como nós pensamos e agimos, como nos colocamos diante do outro, de Deus e do mundo.

JUVENIL

Entre as diversas maneiras de se vivenciar uma espiritualidade, temos então uma maneira jovem. Esta fase da nossa vida repleta de mudanças e transformações, de anseios, aspirações, sonhos, alegrias, pluralidade, animação, questionamentos, conectividade, emoções a flor da pele, descobertas, busca por liberdade, entre outras características. E você, se identifica com alguma? O que mais acrescentaria?

SALESIANA

O carisma de São João Bosco traz consigo algumas marcas. A Espiritualidade Juvenil Salesiana tem o cotidiano como lugar da presença de Deus. Somos convidados a encontrar com o Senhor em meio as tarefas do nosso dia-a-dia e ali então construirmos o nosso caminho de santidade. As práticas de oração são simples, marcadas pelo otimismo e a alegria. É um carisma fortemente educativo, por isso, sua espiritualidade busca formar bons cristãos e honestos cidadãos. Tudo isso em um clima de família, de comunhão eclesial e marcado fortemente pela presença de Maria.

Texto por Michel Dutra de Faria