O QUE É
O CEJUS

O Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana – CEJUS – é um centro de formação humana e cristã para grupos juvenis, a partir da intuição carismática de São João Bosco expressa no binômio “educação-evangelização”. O programa formativo pauta-se sob as dimensões que favorecem uma formação integral e se desenvolve por meio dos valores da Espiritualidade Juvenil Salesiana. O público-alvo do centro são jovens, as equipes de pastorais e a Família Salesiana. 

O objetivo do CEJUS – Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana – é favorecer o crescimento humano e cristão dos jovens, na igreja e na sociedade, por meio de uma profunda experiência de espiritualidade juvenil salesiana e do Sistema Preventivo Dom Bosco, através da promoção de projetos, de eventos e de encontros e da disponibilidade do espaço para os grupos que quiserem usufruir.

O CEJUS contribui para o amadurecimento humano dos jovens, á luz de Jesus Cristo; favorece o comprometimento dos jovens na igreja e na sociedade; otimiza o processo de educação à fé dos jovens; ajuda na construção do projeto de vida pessoal do jovem; suscita e alimenta o acompanhamento das lideranças juvenis pela coordenação e pela assessoria das pastorais, dos grupos e dos movimentos; favorece o aprofundamento e a propagação da Espiritualidade Juvenil Salesiana em vista do engajamento pastoral cada vez mais comprometido com a missão salesiana e proporciona o acompanhamento espiritual dos jovens para um discernimento maduro acerca do sentido da vida. 

O CEJUS – Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana – oferecerá cursos, encontros, retiros, acampamentos, vigílias e acompanhamento espiritual seguindo itinerário que contemplarão temáticas como amadurecimento humano, encontro com Cristo, pertença eclesial e compromisso pelo reino. Os jovens são convidados a percorrer estes itinerários por meio dos valores da Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS) e também são incentivados a usar este espaço para suas atividades pastorais. 

Neste link abaixo você encontrará o Pré-Cadastro para a participação dos jovens nos retiros oferecidos pelo CEJUS. Converse com o seu diretor de pastoral, coordenador de pastoral e assessor(a) de pastoral para participar dos retiros e dos projetos promovidos no CEJUS. Quanto mais estudo, mais conhecimento, quanto mais conhecimento, mais entrega, quanto mais entrega mais estaremos juntos, unidos por um só carisma.

GALERIA