Maria Romero

1902-1977

Maria Romero Meneses nasceu em Granada, Nicarágua, no dia 13 de janeiro de 1902, numa família de grande bem-estar. O pai, ministro do governo republicano, era muito generoso com os pobres. Maria aprendeu desde criança o que significa fazer a caridade concreta também nas dificuldades.

A família sonhava um futuro brilhante para ela: estudou música, piano e violino. Com 12 anos, entrou para o colégio das Filhas de Maria Auxiliadora, onde se mostrava disponível e alegre. Parecia-lhe que o carisma de Dom Bosco fora feito sob medida para ela. No noviciado ensinava música e trabalhava no oratório festivo, onde tocou com suas mãos, pela primeira vez, a pobreza das meninas.

Feitos os votos perpétuos, foi enviada a São José da Costa Rica, que se tornou sua segunda pátria. Sua missão era ensinar no colégio das meninas ricas. Como Dom Bosco, porém, ela procurava particularmente “meninos pobres e abandonados”. Escolhendo entre suas melhores alunas, formou algumas discípulas para a Obra dos Oratórios. Chamava-as de “as pequenas missionárias”: passavam pelos barracos dos pobres, ajudavam na limpeza, levavam comida e roupa recolhidas pela Irmã Maria e davam catequese. Depois começou a fundar oratórios festivos para os meninos mais pobres: tinha 36!

Maria Auxiliadora, que chamava de “minha Rainha”, lhe mandava abundantes ofertas para sustentar suas obras. Para garantir a assistência médico-farmacêutica, graças à ajuda voluntária de médicos especialistas conseguiu criar um ambulatório com diversas especialidades. Enquanto as pessoas esperavam para ser atendidas, encontravam à disposição salas para catequese e alfabetização, e uma capela para rezar.

Fez construir casas “verdadeiras” para as famílias sem teto, as “ciudadelas Maria Auxiliadora”, obra que continua ainda hoje por meio da Associação Leiga Ajuda aos Necessitados (Asaune).

Quis que se levantasse uma igreja no centro de São José, a capital, para propagar a devoção salesiana a Maria Auxiliadora. Realizou grandes coisas com sua fé e com a colaboração de pessoas ricas, conquistadas para a sua causa depois de terem provado os efeitos da devoção mariana.

Como Dom Bosco e Madre Mazzarello, foi contemplativa na ação. Sua união com Deus fazia que fosse procurada como conselheira espiritual. Imprimiram-se vários volumes de seus Escritos espirituais. Morreu de infarto no dia 7 de julho de 1977. O governo da Costa Rica a declarou cidadã honorária da nação. Seu corpo repousa em São José da Costa Rica, junto à grande obra fundada por ela com o nome de “Casa da Virgem e Obra Social.

Veja mais