Nossa Senhora Auxiliadora

Muitíssimos são os títulos atribuídos a Nossa Senhora. Alguns são tão antigos quanto os primeiros séculos do Cristianismo. Um deles é precisamente o de “Auxiliadora”, título com que ela era invocada no Egito já no século III. Esse título se tornou mais comum a partir do século XV em diante. Foi particularmente Dom Bosco, no século XIX, quem difundiu o título de Maria “Auxílio dos Cristãos”. 

O que levou Dom Bosco a tomar essa atitude? Como ele mesmo confessa, os tempos eram muito difíceis para a Igreja no século XIX. Aquele era, portanto,  um tempo em que a Igreja precisava com urgência do “auxílio” da Mãe de Deus. Não só isso, porém: Dom Bosco confessa que a própria Nossa Senhora desejava ser invocada com esse título. Foi assim, que ele não mediu esforços para divulgar a devoção a “Maria Auxiliadora”, o que a Família Salesiana faz ainda hoje pelo mundo afora. Em particular, Dom Bosco construiu o Santuário de Maria Auxiliadora em Turim, Itália, como centro propulsor dessa devoção. Esse santuário continua a ser meta de peregrinações e fonte de bênçãos, graças e milagres. 

Também hoje os tempos que vivemos não são nada fáceis para a Igreja e para todos os seguidores de Cristo que querem ser fiéis ao seu Evangelho: é hora, portanto, que invoquemos Maria como “Auxiliadora dos Cristãos”.

Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós!

Veja mais